Deu na Folha de S. Paulo
Manobras de defesa travam o julgamento do mensalão
Envolvidos não foram punidos 5 anos após maior escândalo do governo Lula
Ação está “congelada” há mais de 1 ano para ouvir 640 testemunhas, muitas das quais não contribuíram em nada
Lucaz Ferraz e Felipe Seligman:
Cinco anos depois de revelado o maior escândalo de corrupção do governo Lula, o processo do mensalão enfrenta hoje sua fase mais burocrática na Justiça, sob manobras constantes dos advogados dos 39 réus, e ainda sem punição dos envolvidos.
Desde março de 2009, a ação penal no Supremo Tribunal Federal está “congelada”, exclusivamente dedicada a ouvir as 640 testemunhas indicadas pelos investigados no Brasil e no exterior.
Essa fase, porém, deve terminar logo. Está programado para ocorrer em Rio Branco (AC), no dia 15 ou 16, o depoimento da última testemunha, um policial federal arrolado pelo publicitário Marcos Valério, o operador do esquema de pagamento de propina a congressistas da base do governo em troca de apoio, revelado pela Folha em junho de 2005, há cinco anos.
Assim que ele for ouvido, o processo entrará na etapa derradeira, com a abertura para as alegações finais, de todas as partes, e a preparação do voto do relator, ministro Joaquim Barbosa. Esse período, contudo, não levará menos de 12 meses.
Assinante do jornal leia mais em Manobras de defesa travam o julgamento do mensalão