MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeNotasLei Seca poupa 686 vidas no DF em oito anos de vigência

    Lei Seca poupa 686 vidas no DF em oito anos de vigência

     

    No mesmo período, Detran autuou 77.915 condutores que dirigiam após a ingestão de bebida alcoólica

    A Lei Seca completa oito anos, neste domingo (19/06), com pelo menos 686 vidas poupadas aqui no Distrito Federal. Somente neste último ano – de junho de 2015 a junho de 2016 – a quantidade de mortes foi reduzida em 30%, com 348 vítimas fatais, se comparada às 500 mortes registradas no ano anterior à implantação da lei – junho de 2007 a junho de 2008.

    Com o propósito de reduzir os acidentes provocados por motoristas embriagados, a chamada Lei Seca, promulgada em 19 de junho de 2008, instituiu maior rigor aos condutores que dirigem sob efeito de álcool. Embora tenha causado grande impacto, a Lei auxiliou comprovadamente na diminuição de acidentes causados por condutores embriagados, principalmente onde a fiscalização é mais eficiente.

    Autuação de condutores

    O Departamento de trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), por meio das operações de fiscalização para coibir motoristas alcoolizados nas vias,  autuou nesses oito anos da Lei Seca, 77.915 condutores que dirigiam após a ingestão de bebida alcoólica. Outros 11.087 foram presos em flagrante por apresentarem concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar.

    A intensificação das operações de trânsito nos dias e nos horários com maior quantidade de ocorrências também contribuiu com a redução de acidentes. Nesse último ano, por exemplo, comparado ao ano anterior a Lei Seca, foi registrada uma queda de 46% em acidentes fatais nos fins de semana e de 34% nos horários mais críticos – das 18h às 23h59.

    Conforme dados da Gerência de Estatística do Detran-DF, em 2015, das 354 vítimas mortas no trânsito, 124, ou seja, 35% haviam consumido bebida alcoólica ou drogas. Dessas, 99 apresentaram resultado positivo para dosagem de álcool no sangue,  entre as quais, 32 pedestres, 22 motociclistas, 13 passageiros, oito ciclistas e 24 demais passageiros.

    Fiscalização de trânsito

    Em 2016, o Detran-DF vem intensificando as ações educativas e de fiscalização no trânsito. Nos cinco primeiros meses deste ano foram realizadas 790 operações de fiscalização, 40% acima das 473 realizadas no mesmo período do ano passado.

    Somente este ano, foram aplicadas 1.164.245 autuações. Destas, 5.690 se referem à aplicação do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, relativo à Lei Seca. Entre os condutores autuados, 3.604 são do sexo masculino, 524 feminino e 1.562 não foram identificados por não portar CNH ou ser de outro Estado.

    Educação de trânsito

    A partir desta sexta-feira (17), a Diretoria de Educação de Trânsito do Detran dará início ao cronograma de atividades para lembrar os oito anos da Lei Seca. As blitzes educativas serão iniciadas pelo Sudoeste e Cruzeiro. Até o fim deste mês, o Detran realizará diferentes ações em diversas cidades do DF, para chamar a atenção da população sobre os riscos de ingerir bebida alcoólica e circular pelas vias.

    Para realizar essas atividades, o Departamento de Trânsito contará com a parceria da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do DF, para executar as ações educativas e de fiscalização de trânsito que serão intensificadas neste período.

     

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler