Ontem, o Sol da Liberdade brilhou com seus raios fúlgidos na galeria e no Plenário lotados da Câmara Legislativa do Distrito Federal , onde aconteceu a Audiência Pública para debater a obrigatoriedade do passaporte da vacina do DF.
Com a presença dos Deputados Federais Bia Kicis e Diego Garcia, do gerente-geral da GGPAF da ANVISA, Arthur Lopes da Silva, e de médicos, peritos, pesquisadores e advogados, tivemos um debate enriquecedor, com pluralidade de ideias e respeito a todos os pontos de vista, como uma democracia tem de ser. Prova da importância e do significado dessa Audiência foi a enorme participação popular, com mais de 16 mil espectadores em sua transmissão.
Hoje, no entanto, o Sol da Liberdade amanheceu nublado e sombrio. Foi com espanto e indignação que recebemos a notícia de que o vídeo da Audiência foi retirado do ar após a mobilização de pessoas que não aceitam o debate, agindo com intolerância e truculência, símbolos da ignorância e do desrespeito. Cercear a liberdade é abrir as portas para a intolerância. Impedir o debate é dar guarida para censura e para o desrespeito.
Continuaremos firmes em nossa defesa pela liberdade e pelo direito do cidadão de decidir sobre sua vida, com autonomia e responsabilidade. O cala a boca já morreu: para cada voz que tenta calar esse importante tema, dez vozes têm se erguido para unir forças em prol da democracia e do respeito à Constituição. Nossa luta é forte e justa.
Agradeço a presença de todos que participaram desse marco histórico para a defesa das liberdades individuais e coloco meu mandato à disposição para avançarmos nessa luta. Como boa mineira, carrego o lema da bandeira em meu peito: liberdade ainda que tardia. Como brasiliense de coração, é no Panteão da Pátria e da Liberdade, que honra nossos heróis, que me inspiro para lutar por dias melhores. Contem comigo!
_Júlia Lucy, Deputada Distrital