A conexão do trânsito entre o Noroeste e a Asa Norte está em execução. Iniciada em dezembro, a obra consiste num anel viário que vai ligar a W7 à pista que contorna o Parque Ecológico Burle Marx, localizada acima da W5 Norte. Serão 3,7 km de vias pavimentadas nos dois sentidos, com drenagem, ciclovia e estacionamentos. O investimento é de R$ 10,9 milhões.
Os serviços começaram pela implantação da infraestrutura de drenagem pluvial, com readequação e instalação de PV (poços de visita), tubos de acesso ao serviço subterrâneo. São 1.617,50 metros de rede | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
“O objetivo é fazer essa conexão dos moradores do Noroeste com a Asa Norte. Com o prosseguimento das obras do viaduto, a ligação da W7 não será mais na pista que está agora, mas diretamente no anel viário. Esse é o plano geral do sistema viário do Noroeste”, explica o diretor técnico da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), Hamilton Lourenço.
“Essa obra, na verdade, é a finalização da urbanização. É uma etapa muito importante porque o anel viário inclui uma ciclovia na cerca do parque, assim como existe do lado do Noroeste”
Rejane Pieratti, superintendente de Unidades de Conversação, Biodiversidade e Água do Brasília Ambiental
Os serviços começaram pela implantação da infraestrutura de drenagem pluvial, com readequação e instalação de PV (poços de visita), tubos de acesso ao serviço subterrâneo. São 1.617,50 metros de rede.
Também estão em execução os primeiros trabalhos para a complementação do pavimento das vias, que vão ligar a saída da W7, no Noroeste, até a pista que passa por trás do Colégio Santa Dorotéia que se conectará à pista em uso na parte de trás da Casa do Ceará.
As ciclovias e calçadas estão no processo de marcação. Ainda integra a obra do anel viário a construção cinco estacionamentos, totalizando 14.276,25 metros quadrados.
De acordo com o diretor técnico da Terracap Hamilton Lourenço, “o objetivo é fazer essa conexão dos moradores do Noroeste com a Asa Norte. Com o prosseguimento das obras do viaduto, a ligação da W7 não será mais na pista que está agora, mas diretamente no anel viário. Esse é o plano geral do sistema viário do Noroeste”
“Essa obra, na verdade, é a finalização da urbanização. É uma etapa muito importante porque o anel viário inclui uma ciclovia na cerca do parque, assim como existe do lado do Noroeste”, afirma a superintendente de Unidades de Conversação, Biodiversidade e Água do Brasília Ambiental, Rejane Pieratti. “Isso é de suma importância para que a comunidade da Asa Norte possa começar a usar a ciclovia e o parque, trazendo mais segurança para a região e para o parque”, avalia.
A obra beneficia os moradores da Asa Norte que poderão ocupar com segurança a segunda ilha do parque, localizada no lado do bairro, que está em pleno funcionamento das 6h às 18h. O espaço conta com pergolado, conjunto de banheiros, parquinho, quadra de areia, quadra poliesportiva e ponto de encontro comunitário (PEC). A primeira ilha, que fica no Noroeste, foi inaugurada em 1º de julho de 2022.
Complementação
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O edital de licitação para contratação da empresa responsável pelo anel viário foi lançado em dezembro de 2021. Um ano depois, as obras tiveram início com execução pela empresa Basevi Construções S/A. O contrato é de seis meses.
“Essa foi uma obra que começou no passado por meio de um convênio e foi interrompida ficando incompleta. Já tinham algumas ruas abertas e alguns lugares asfaltados. Resolvemos fazer o anel viário via Terracap por um contrato de complementação e implantação da infraestrutura”, complementa o diretor técnico da Terracap.
A próxima etapa será a implementação da iluminação pública. O edital foi lançado em janeiro deste ano, com valor estimado em R$ 1,9 milhão.
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