MAIS
    HomeNotasIlê Axé Oyá Bagan oferece oficinas gratuitas de percussão

    Ilê Axé Oyá Bagan oferece oficinas gratuitas de percussão

     

    Aula acontece na manhã do último domingo do mês

    Atabaques, djembês, agogôs a postos! O próximo domingo de janeiro será de muito aprendizado ancestral no Ilê Axé Oyá Bagan, terreiro de candomblé e tradicional ponto de cultura. No dia 26 de janeiro, das 9h às 12h, será oferecida aula gratuita de ijexá e samba de roda, ambos ritmos de origem africana e gênero da música popular presente em todo o Brasil. Não é necessário levar instrumentos.

    Interessadas/os podem fazer a inscrição preenchendo o formulário disponível no http://bit.ly/PercussãoBagan e tirar dúvidas mandando mensagens para o e-mail rosadosventos.midia@gmail.com .

    A atividade é um convite a todas/os que se interessem, tenham vontade de aprender um pouco sobre o ritmo, a dança e a música do candomblé. Tudo isso em um dos terreiros mais tradicionais e reconhecidos, por sua atuação, no DF. Em 2018, O Ilê Axé Oyá Bagan alcançou um grande reconhecimento: foi contemplado, pelo Governo do Distrito Federal, com o Prêmio de Cultura e Cidadania, na categoria Cultura Afro-Brasileiras.

    A oficina faz parte do Circuito Candango de Culturas, projeto idealizado pelo Instituto Candango de Culturas Populares, fomentado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e produzido pela Rosa dos Ventos Produções. O objetivo é promover territórios culturais do DF, além de valorizar espaços e expressões de cultura locais.

    “A aula de percussão, com ritmos característicos do candomblé, como o ijexá, são uma forma de valorizar a cultura de terreiro. Com essa oficina as pessoas terão a oportunidade de conhecer a beleza da percussão tradicional de matriz africana. Essa é a proposta do circuito como um todo: enaltecer territórios e grupos culturais do DF”, ressalta Stéffanie Oliveira, diretora do Instituto Candango de Culturas Populares.

    Quem comanda as aulas é o professor, pedagogo e músico, Ricardo Costa, integrante do Grupo Oyá Bagan.

    “Acho muito importante que as pessoas se aproximem e conheçam um pouco mais sobre ritmos, toques e instrumentos que fazem parte de nossa cultura. A aula também será inclusivas. Todos, acima de 10 anos, podem participar. Além disso, a percussão também é uma terapia”, esclarece Ricardo.

    Serviço: Oficinas gratuitas de percussão

    Data: 26 de janeiro (domingo)

    Horário: das 9h às 12h

    Local: Ilê Axé Oyá Bagan – Córrego Tamanduá – Trecho 7 – Chácara 3 – Paranoá

    Entrada: franca

    Classificação: maiores de 10 anos de idade

    Inscrições e informações:  rosadosventos.midia@gmail.com

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img