MAIS
    HomeDistrito FederalHospital Regional de Santa Maria realiza mutirão de punção guiada por ultrassom...

    Hospital Regional de Santa Maria realiza mutirão de punção guiada por ultrassom no Outubro Rosa

    Iniciativa busca agilizar diagnósticos e conscientizar sobre o câncer de mama

    Por Luciane Paz

    Imagens: IgesDF

    Em um esforço conjunto para enfrentar o câncer de mama e proporcionar diagnóstico, acolhimento e cuidados médicos de qualidade, um mutirão para realizar punção de mama por agulha grossa (CORE BIOPSIA) guiada por ultrassonografia, ajudou pacientes que aguardavam na fila da regulação de saúde. O evento ocorreu nesta quarta-feira, 25 de outubro, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, como parte da campanha do Outubro Rosa.

    O Mutirão, foi organizado pela gerente de Cuidados Ambulatoriais, Raiane Alves e a gerente de Maternidade, Ivonete Rodrigues, do HRSM, com apoio da superintendência, demais gerências e núcleos, visando oferecer diagnósticos mais rápidos e precisos para mulheres que aguardam a sua vez na fila da regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

    A equipe de mastologistas, composta por Dra. Laíra Aguiar, Dra. Thauana Dias, Dra. Gabriela Feitosa Lins de Albuquerque e o Dr. Antônio Cosme Carvalho, nesta ação destaca a relevância de discutir e realizar eventos importantes durante o Outubro Rosa.

    A Dra. Gabriela Feitosa Lins de Albuquerque enfatizou importância da biópsia guiada por ultrassom na detecção precoce do câncer de mama, “A biópsia guiada por ultrassom é uma técnica minimamente invasiva que nos permite obter amostras de tecido com alta precisão. Isso é fundamental para um diagnóstico precoce, portanto, para o aumento das chances de tratamento bem-sucedido”, explicou a dra.

    O procedimento é regulado em panorama 3, isto é, incluindo todas as unidades do Distrito Federal e compete ao médico regulador fazer o direcionamento das pacientes conforme nota técnica já estabelecida. Um dos aspectos notáveis deste mutirão são os critérios dessas pacientes. “Em conjunto com a Central de Regulação Ambulatorial do DF e o procedimento do Panorama 3, conseguimos atender as pacientes conforme a gravidade de seus casos, seguindo a classificação do Complexo Regulador”, acrescentou a equipe de mastologistas.

    Outubro Rosa e Conscientização

    No evento do Outubro Rosa, além do mutirão, a equipe médica se dividiu em duas frentes. Enquanto dois membros realizavam os procedimentos, os outros dois ministravam workshops no hall do ambulatório, abordando o autocuidado e respondendo às dúvidas das mulheres e colaboradores ao longo do dia.

    Adicionalmente, forma distribuídas cartilhas informativas sobre o autoexame e medidas preventivas. Além disso, música ao vivo para entreter os pacientes durante a espera na Unidade Ambulatorial. Após a realização dos procedimentos, as pacientes receberam brindes personalizados como um gesto de incentivo para fortalecer sua coragem e promover o autocuidado.

    As pacientes e colaboradores que passaram pela Unidade tiveram durante todo o dia, acolhimento realizado pela equipe Multiprofissional desde a sua chegada à unidade, no pré e pós-procedimentos, além de momentos em IN Loco e individualizadas com Nutrição e Psicologia.

    A equipe de Mastologista enfatizou a relevância do mutirão e seus impactos positivos, afirmando: “O impacto social dessa iniciativa é inegável. Estamos trazendo esperança e, em muitos casos, salvando vidas”.

    A Gerência Ambulatorial contou com uma série de parcerias e colaborações essenciais para a organização deste evento. Entre os colaboradores, destaca-se a Superintendência do Hospital Regional de Santa Maria, o Núcleo de Humanização (Humanizar), a Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP), o Conselho Regional de Saúde de Santa Maria, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), a Gerência de Enfermagem (GEREF), o Serviço de Enfermagem Ambulatorial, a Gerência Geral de Assistência (GEGAS), a Associação de Mulheres Acometidas Com Câncer (AMACC), a Central de Regulação Ambulatorial do DF, a Gerência de Regulação, o Núcleo de Regulação Ambulatorial (NURAH), o Núcleo de Farmácia e OPME, a Gerência Multiprofissional (GEAMU), a Equipe de Higienização e a Equipe de Manutenção. Estas colaborações desempenharam um papel fundamental na organização bem-sucedida do evento.

    Atenciosamente,

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img