Unidade de Saúde realiza até 240 procedimentos por mês, segundo Secretaria de Saúde
HMENON OLIVEIRA / ARQUIVO
O Hospital Regional do Paranoá (HRPa) é referência no procedimento de cirurgia nas mãos no DF. Em 2013, a unidade de Saúde realizou de 170 a 200 procedimentos por mês. Neste ano, o número subiu para cerca de 240.
O chefe de Cirurgias do hospital, Leonardo Gomes, explica como essas cirurgias se tornaram especialidade da regional. “Em 2013, iniciou-se o serviço de cirurgias de mão na Secretaria de Saúde do DF. No começo, ele ficava no Hospital de Base (HBDF). Depois de algumas dificuldades, esse serviço foi transferido para o HRPa, onde tem feito muito sucesso”, enfatizou.
O local conta com 4 salas operatórias, que estão disponíveis para a realização de cirurgias de mão e outros tipos de procedimentos.
A intervenção é considerada uma especialidade médica recente. “O cirurgião de mão é considerado um ‘cirurgião regional’, pois é capaz de cuidar de todas as estruturas de uma região do corpo, como ossos, articulações, nervos, além de reconstruir pele e partes moles”, contou Leonardo Gomes.
Entre as causas mais comuns para cirurgia destacam-se fraturas, lesões de tendões ou nervos periféricos e perdas de pele. “Podemos citar, também, malformações congênitas e artropatias”, complementou o chefe de cirurgias.
As operações podem necessitar de anestesia regional (membro superior inteiro fica anestesiado), mas grande parte das cirurgias é feita com anestesia local. O paciente costuma ter alta no mesmo dia.
A vítima de traumatismo na mão deve procurar atendimento médico mais próximo, em hospitais e centros de saúde. Quando necessário, o ortopedista solicita parecer para Cirurgia da Mão. Assim que a necessidade da intervenção é constatada, o paciente é encaminhado para o HRPa, onde o procedimento é realizado.
Agência Brasilia