ELEIÇÕES 2010 – DISTRITO FEDERAL |
Horário eleitoral atrai só 53% dos brasilienses |
Quando a propaganda eleitoral gratuita interrompe a programação, começa a enxurrada de promessas e a repetição de clichês como “você me conhece”, “juntos, vamos mudar Brasília”, “preciso do seu apoio”, “com ética e transparência, construiremos uma nova história”. Para ajudar a definir voto ou por pura curiosidade, apenas metade dos brasilienses não desliga a televisão ou o rádio no momento do horário eleitoral gratuito. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto CB Data, as propagandas políticas têm sido acompanhadas por 53% do eleitorado. Outros 43% dos entrevistados afirmam não assistir ou ouvir os políticos na TV e no rádio. Há exatas três semanas, postulantes a uma vaga no Legislativo ou no Executivo ocupam por dia e todo dia — a única exceção são os domingos —, uma hora e quarenta minutos do tempo de rádio e TV(1). Será assim até o último dia deste mês, quando restarão 72 horas para o primeiro turno das eleições. Entre os que afirmaram ao CB Data que, sim, acompanham a propaganda eleitoral, 93% o fazem pela televisão. Apenas 5% dos entrevistados disseram ouvir os candidatos pelo rádio. Mesmo em poucos segundos, candidatos aproveitam o espaço garantido por lei para tentar emplacar slogans e músicas de campanha — inéditas, reinventadas ou copiadas de hits de sucesso — e, principalmente, para falar o nome e o número da candidatura quantas vezes for possível. Ataques O candidato petista usufrui de sete minutos e 27 segundos para “vender o peixe”. Roriz tem cinco minutos e 39 segundos. A troca de farpas entre eles rendeu, só na última semana, quatro intervenções do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). As acusações mútuas também são armas usadas pelos presidenciáveis. A pesquisa do CB Data, realizada somente no Distrito Federal, indica que para 55% do eleitorado Dilma Rousseff (PT) é quem aproveita melhor o tempo de propaganda — no caso dela, 10 minutos e 38 segundos. Em seguida, com 20%, aparece José Serra (PSDB) — sete minutos e 18 segundos. Em relação aos principais problemas do Brasil e do Distrito Federal, as 1,1 mil pessoas consultadas na pesquisa do CB Data elencaram, no topo do ranking, saúde, segurança, educação, desemprego e corrupção. O resultado confirma outra pesquisa, feita em parceria pelo Correio e pelo Instituto FSB de Pesquisa no início deste mês, que apontou os dois primeiros temas como maiores desafios dos próximos governos. Outros assuntos citados pelo levantamento do CB Data foram saneamento básico, fome, administração, transporte coletivo, drogas, habitação e economia (veja quadro a lado). 1 – Programa gratuito Informações do Correio Braziliense. |