MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeNotasHOJE FAZ 19 ANOS QUE FOI ASSASSINADO O ENTÃO GOVERNADOR DO ACRE...

    HOJE FAZ 19 ANOS QUE FOI ASSASSINADO O ENTÃO GOVERNADOR DO ACRE EDMUNDO PINTO, A MENOS DE 48 HORAS DE SEU DEPOIMENTO NO CONGRESSO NACIONAL NA CPI DAS OBRAS PÚBLICAS QUE INVESTIGAVA DESVIO DE VERBAS FEDERAIS

    Na madrugada de domingo do dia 17 de maio de 1992, Edmundo Pinto foi morto a tiros por três homens no apartamento 707 do hotel cinco estrelas Hotel Della Volpe Garden, na Rua Frei Caneca, no bairro Centro, em São Paulo. Os criminosos roubaram Cr$ 500 mil cruzeiros do apartamento que o governador ocupava no hotel desde a noite de 14 de maio.
    Os mesmos criminosos roubaram US$ 1.500 doláres de John Franklin Jones, hóspede do apartamento 714 e funcionário do banco norte-americano Northeast.
    O assassinato de Pinto ocorreu a menos de 48 horas antes de depor na CPI do Congresso que investigava o caso do próprio governador ser suspeito na malversação de verbas para a construção do Canal da Maternidade, com recursos do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço), que está envolvido o ex-ministro do Governo Collor, Antonio Rogério Magri, o que não se confirmou meses depois. Porém a suspeita caíram sobre disputas partidárias acreanas e até queima de arquivo.
    Jones disse para a polícia que os assaltantes eram três mulatos.
    Posteriormente os acusados de matar Pinto foram presos graças aos depoimentos das testemunhas do hotel, incluindo Jones.
    A polícia concluiu como latrocínio (roubo seguido de morte), já que houve luta corporal (Pinto foi atingido por três tiros, um não acertou, pois foi de raspão na cabeça), mas no Acre e a opinião pública brasileira não acreditaram na versão.
    Gilson José dos Santos, um dos acusados de matar o governador, disse na CPI da Pistolagem em 1992, que recebera dinheiro para cometer o crime.
    O crime não foi solucionado até hoje, apesar das tentativas de reaberturas, como de 2003.
    Ele deixou viúva a esposa e órfãos de três filhos.

    Fonte: Blog do Sombra / Wikipédia

    10 COMMENTS

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img