Associação reúne cerca de 300 famílias de migrantes e descendentes da província de Oita que vivem hoje no Brasil
O secretário-executivo de Relações Internacionais, embaixador Affonso Massot (centro), recebe comitiva da Província japonesa de Oita no Palácio dos Bandeirantes Fotos: Governo do Estado de São Paulo |
|
O Governo do Estado de São Paulo, representado pelo secretário-executivo de Relações Internacionais, embaixador Affonso Massot, recebeu nesta segunda-feira (24) uma comitiva liderada pelo vice-governador da Província de Oita, no Japão, Kenji Ono, e pelo presidente da Assembleia Legislativa de Oita, Yoshio Mitarai.
A visita faz parte das comemorações pelos 70 anos da fundação da Associação Cultural Oita Kenjin do Brasil, que reúne migrantes e descendentes dessa província, cerca de 300 famílias que vivem no Brasil.
O embaixador Affonso Massot ressaltou a “excelente relação que se estende desde o âmbito econômico e comercial até o diplomático e cultural” entre o Japão, o Brasil e, particularmente, São Paulo. “As cerca de 350 empresas japonesas localizadas em solo paulista, assim como o vigoroso comércio entre Japão e Brasil confirmam a robustez do vínculo entre os dois povos”, disse.
O vice-governador da Província de Oita, Kenji Ono, agradeceu pela acolhida e salientou a importância de celebrar os 70 anos da Associação Oita Kenjin do Brasil.
Ele ainda destacou as parcerias firmadas entre o país asiático e São Paulo. “Para nós, é uma alegria conhecer São Paulo, Estado que tem parcerias com o Japão, comerciais, ambientais e na área de tecnologia”, declarou.
Parcerias
Na área de segurança pública, o embaixador Affonso Massot ressaltou que a Polícia Militar de São Paulo utiliza, desde 2008, quando foi firmado um acordo entre o Estado e o Japão, a filosofia japonesa “Koban” de Policiamento Comunitário, que estimula a criação de vínculos de confiança entre as forças de segurança e a comunidade. “O projeto teve tamanho sucesso, que hoje em dia, a Polícia Militar cumpre o papel de executor técnico para implantação da filosofia Koban em outros países”, contou.
Outra parceria, desta vez entre o Governo do Estado e a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), na área de gestão hospitalar, foi citada pelo embaixador. Trata-se de uma cooperação trilateral, pois inclui Moçambique, e que oferece, via financiamento japonês, a expertise da administração pública hospitalar paulista para outros países.
Associação Oita Kenjin
Fundada em 1952, a Associação, também chamada de Oita Kenjinkai é uma das 47 agremiações de Províncias do Japão no Brasil está sediada no bairro da Liberdade, na capital paulista. Já a Província de Oita encontra-se ao sul do Japão em Kyushu, terceira maior ilha do país.
Presidente da Assembleia Legislativa de Oita, Yoshio Mitarai, vice-governador da Província de Oita, Kenji Ono, e o secretário-executivo de Relações Internacionais, embaixador Affonso Massot |
|
Na comitiva que visitou o Palácio dos Bandeirantes também se encontram Kouji Mimata, gerente do Departamento de Relações Internacionais de Oita, Motohiro Yamazaki, chefe do Departamento de Relações Internacionais, Yayoi Ito, inspetora chefe do Departamento de Relações Internacionais, Shigueki Kawano, secretário do vice-Governador, Dai Mieno, secretário do Presidente da Assembleia Legislativa, Michikazu Nagamatsu, presidente da Oita Kenjin do Brasil, Junji Abe e Noritaka Yano, presidentes de Honra da associação cultural.
O vice-governador da Província de Oita Kenji Ono, presenteia o secretário executivo de Relações Internacionais de São Paulo, embaixador Affonso Massot com uma luminária de bambu, artefato tradicional da região |
|
O embaixador Affonso Massot também recebeu do presidente da Assembleia Legislativa de Oita, Yoshio Mitarai, uma caixa de cogumelos; a Província é a maior produtora de Shitake do Japão |
|
|