Ele morreu aos 80 anos vítima de insuficiência respiratória, diz diretoria.
Aloysio era casado com Elsita Campos, com quem tinha três filhos.
Do G1 DF
Aloysio Campos tinha 80 anos (Foto: Divulgação)
O governador Rodrigo Rollemberg decretou luto oficial de três dias no Distrito Federal por causa da morte do fundador da Rede Sarah, Aloyzio Campos da Paz Júnior. Da Paz Júnior morreu aos 80 anos por volta das 14h30 deste domingo (25), vítima de insuficiência respiratória.
Segundo a diretoria, da Paz Júnior se sentiu mal e estava internado. A diretoria não soube informar desde quando ele estava internado. O velório será partir das 10h desta segunda-feira (26), no hall do teatro Sarah, na Asa Sul, no Distrito Federal.
Ele era casado com a bibliotecária Elsita Campos, com quem tinha três filhos. Ele deixa também quatro netos na capital federal. A atual presidente da Rede Sarah é a doutora Lúcia Willadino Braga.
saiba mais
Fundador da Rede Sarah, Aloyzio Campos da Paz Júnior, morre no DF
Presidente Dilma Rousseff lamenta morte do fundador da Rede Sarah
Nota de pesar
A presidente Dilma Roussef divulgou nota de pesar após a divulgação da morte de da Paz Júnior. Ela afirmou que a filosofia do médico era trabalhar para que cada paciente fosse tratado com base no seu potencial e não nas suas dificuldades.
“Foi com esta fé na potencialidade de cada paciente que ele e sua equipe ajudaram a melhorar a qualidade de vida de milhares de brasileiros”, disse em nota. “O Brasil e a medicina são devedores da sua dedicação e determinação. Nesta hora de dor, meus sentimentos aos familiares, amigos, colegas de trabalho e pacientes.”
Perfil
Aloysio Campos da Paz Júnior nasceu no Rio de Janeiro em 1934. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1960. Recém formado, ele integrou a primeira equipe médica do Hospital Distrital de Brasília em 1960, implantando a Unidade de Traumato-Ortopedia.
da Paz Júnior durante construção do Hospital
Sarah (Foto: Divulgação)
Em 1961, assumiu a Direção do então Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek. Realizou Pós-Graduação em Ortopedia e Reabilitação na Oxford University – Inglaterra em 1963/1964 e Doutorado em Ortopedia e Traumatologia na Universidade Federal de Minas Gerais em 1966.
Em 1975, criou o “Plano para desenvolvimento de um programa regional de ortopedia e reabilitação” que originou o Instituto Nacional de Medicina do Aparelho Locomotor – SARAH. Coordenou também o Comitê de Saúde da Assembléia pré-Contituinte Comissão Affonso Arinos.
Em 1982, iniciou a expansão do Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek com a fundação de uma nova unidade hospitalar em Brasília. Participou também dos projetos de implantação das unidades SARAH em São Luís/MA, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Macapá, Belém e Rio de Janeiro.