Previsão é que sejam atendidos cerca de 10 mil novos usuários de Águas Claras e região com a entrada em operação de EPQ
Depois de mais de 20 anos de espera, os moradores de Águas Claras e região vão poder usufruir da Estação Estrada Parque (EPQ). A partir da próxima segunda-feira (6/01), ela vai estar aberta ao público de forma experimental, funcionando para testes operacionais que vão avaliar a operação no local, como os bloqueios (catracas), bilhetagem, paradas e abertura de portas dos trens, sistema de alto falantes (PA), pós de vendas e segurança, entre outros. A estimativa é que sejam atendidos cerca de 10 mil novos usuários diariamente. Ainda não há previsão para a estação ser inaugurada oficialmente pelo Governo do Distrito Federal (GDF).
A conclusão da Estação Estrada Parque vai permitir à Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) ampliar a prestação do serviço de transporte metroviário e aumentar a receita tarifária. Nas proximidades da Estação Estrada Parque há cinco faculdades e um empreendimento imobiliário com mais de 3 mil pessoas, o que fez aumentar a procura pelo transporte público.
O valor total da obra foi de cerca de R$ 2,4 milhões e o contrato com a empresa vencedora da licitação previu a exigência da assinatura do Termo de Compromisso de Conduta Ética e de Combate à Corrupção, como uma obrigação de se ter um programa de integridade interno, com os funcionários, para evitar atos de corrupção.
Para o diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, em 2019 a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal avançou bastante em relação às obras das estações como a Estrada Parque e as da Asa Sul, a 106 Sul e a 110 Sul. “A entrada em testes operacionais da Estação EPQ mostra que estamos atingindo nossos objetivos, que é sempre a excelência no serviço para os usuários. A Estação EPQ é uma demanda antiga e vai atender a uma comunidade muito grande, com complexos de moradia e faculdades em Águas Claras e região”, avalia. “Isso tudo agrega muito valor ao Metrô-DF, porque mais estações abertas representam mais passageiros dentro do sistema e arrecadação para a empresa”, completa Handerson Cabral.
Sobre as estações da Asa Sul, a 106 Sul e a 110 Sul, Handerson Cabral informa que, nas duas estações, parte do acesso para o Eixo W está pronta. “Vamos entregá-las neste primeiro semestre de 2020 porque precisamos terminar o túnel que atravessa o Eixo e a construção dos acessos do Eixo L”, informa.
Sobre a estação do Metrô, lamentável que só terá saída e entrada para a EPTG, pois o maior movimento é voltado para Águas Claras, que não terá acesso.
Bira