Nas últimas semanas, pacientes hemofílicos realizaram várias manifestações em favor na manutenção do procedimento na entrega dos medicamentos, até então realizada no Hospital de Apoio de Brasília (HAB). A Secretaria de Saúde, por uma questão de armazenamento adequado dos produtos, passou a disponibilizá-los no Hemocentro de Brasília, que fica perto do HAB. A medida não agradou os pacientes.
Eliana sugeriu a audiência para discutir e esclarecer como será feita a entrega dos medicamentos. Além disso, a deputada colocará em pauta a regulamentação da lei 3.801/2006, que prevê a instalação de alas na rede hospitalar pública e garantia de atendimento adequado aos portadores de hemofilia. “É preciso dar um tratamento digno a esses pacientes. Já precisam se deslocar de suas cidades para receber o medicamento e, ainda assim, estão vivendo incertezas por conta da mudança no procedimento. Temos de melhorar isso”, afirmou Eliana Pedrosa.
A audiência pública ocorrerá no Plenário da Câmara Legislativa na segunda-feira (28), às 10h. Além de parlamentares, profissionais da saúde e promotores públicos, participarão do encontro os portadores de hemofilia.