Em abril, o jornalista Edson Sombra concedeu entrevista ao Portal Terra e afirmou: ” O mensalão ainda está acontecendo. (Os achaques) continuam tanto empresarialmente como politicamente”, disse. “A coisa pública virou um balcão de negócios. Ainda há barganha envolvendo empresas, contratos milionários, renegociações de contratos já denunciados.”
Na opinião do jornalista, as prisões e as investigações feitas até agora não coibiram os achaques. “Não digo nem coibir: não conseguiram amedrontar. Parece que a cidade não existe, a cidade politicamente se dividiu em grupos de interesses pessoais, ninguém está pensando na população, com raríssimas exceções”, afirmou.
E Sombra tem razão. No DETRAN, empresários não aguentaram mais e resolveram denunciar. Ainda hoje sofrem intimidações e achaques. Empresários da ASPLAC que denunciaram o esquema de corrupção envolvendo integrantes do Detran e da secretaria de Transportes do DF (quando Arruda ainda era governador do DF) , ingressarão na próxima semana na justiça contra uma revista semanal e o repórter que escreveu matéria onde ignorou fatos e ainda distorceu informações de forma a confundir a opinião pública. Os empresários são denunciantes do esquema de corrupção e não os denunciados. Eles estão revoltados com a situação.