Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno
A ação faz parte da segunda edição da campanha Comunidade Solidária, promovida pela Secretaria de Atendimento à Comunidade (SEAC-DF). O projeto nasceu neste ano para estimular ações solidárias e combater as desigualdades.
“A missão da secretaria sempre foi aproximar a relação entre o cidadão e o governo, com o objetivo de contribuir com as demandas que nos são apresentadas. Pensando nisso, a campanha Comunidade Solidária nasceu. Estamos estimulando a solidariedade no Distrito Federal e arrecadando doações para as comunidades que mais precisam”, afirma a secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz.
Na primeira edição, realizada em março, foram angariados absorventes e material de higiene pessoal. Agora, o foco foi a higiene bucal. “Para essa segunda edição, nós percebemos a questão da saúde bucal devido à precariedade de algumas comunidades, onde há famílias que dividem a mesma escova de dente, por exemplo”, revela a secretária.
Assim, a pasta decidiu montar um kit com uma escova de dente, pasta e fio dental. Os materiais foram arrecadados a partir de doações da população em geral, além do apoio da Secretaria de Saúde do DF (SES), que disponibilizou alguns kits do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o evento, a SES também ensinará de forma lúdica aos presentes como fazer uma escovação correta e a importância da higiene bucal para a saúde.
Também participam da ação a Administração Regional do Paranoá e a Fecomércio-DF, que será responsável por disponibilizar o atendimento odontológico por meio da carreta. “Esse evento desempenha um papel importante em promover a saúde bucal da população e, por extensão, a saúde geral e ajuda as pessoas a adotarem práticas regulares de higiene oral”, destaca o administrador do Paranoá, Wellington Cardoso de Santana.
Serviço
Comunidade Solidária: 2ª edição
→ Data: terça (3), das 9h às 12h. Com distribuição de kits de higiene bucal, atendimento odontológico e ação educativa.
→ Local: ao lado da Administração Regional do Paranoá.