O empresário, ex-vice-governador, ex-deputado-federal e ex-senador Paulo Octávio, foi o grande interlocutor junto ao Senado Federal para evitar que o Distrito Federal perdesse o Fundo Constitucional
Com atuação discreta, serena e politicamente perfeita, Paulo Octávio atuou fortemente junto ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para a manutenção do Fundo Constitucional do Distrito Federal.
A vice-governadora Celina Leão, que preside o PP na capital, exaltou a união política em defesa do FCDF encampada por Paulo Octávio. “Essa iniciativa do governador Paulo Octávio é importante porque dependemos de uma grande mobilização“, afirmou Celina. “A mudança da fórmula de cálculo do Fundo compromete o desenvolvimento do DF e o pagamento dos compromissos já assumidos com os servidores. O nosso pleito é a manutenção do texto constitucional como está”, afirmou a vice-governadora.
Após reuniões com os senadores Pacheco e Omar Aziz, a manutenção do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) foi finalmente vencida no Senado, quando o plenário aprovou, na noite do dia 21 de junho, a exclusão do Fundo Constitucional do Distrito do Federal (FCDF) dos limites estabelecidos pelo projeto do Novo Arcabouço Fiscal. O relatório do Senador Omar Aziz (PSD-AM) passou pelo crivo da Casa, com 57 votos a favor e 11 contra.
Além do trabalho dos três senadores do DF, mais nomes se juntaram ao grupo articulado pelo presidente do PSD-DF, Paulo Octavio, e pelo ex-deputado federal Geraldo Magela (PT) desde o dia 23 de maio. Na votação, estiveram presentes a vice-governadora Celina Leão (PP-DF), o deputado federal Gilvan Máximo (Republicanos) e os secretários de Relações Institucionais do DF, Agaciel Maia, e de Planejamento, Orçamento e Administração, Ney Ferraz.
Agora, vem o desafio final: aprovar na Câmara dos Deputados as mudanças feitas pelo senador Omar Aziz (PSD-AM) em seu relatório, que incluem a retirada do FCDF do teto de gastos estipulado pelo novo marco fiscal por meio do Projeto de Lei Complementar (PLP) 93/2023.
O presidente regional do PSD, Paulo Octávio continua atento na defesa do DF e já acionou o líder de seu partido na Câmara, Antonio Brito (PSD-BA).
Só esqueceram de mencionar o maior interlocutor junto ao Senado Federal para evitar que o Distrito Federal perdesse o Fundo Constitucional, que foi o Senador Izalci Lucas. Não tenho dúvida da atuação do Paulo Octávio, mas sejamos justos, o Senador foi um guerreiro, é sem dúvida um dos maiores representantes do DF no Congresso que Brasília já teve. Somos gratos ao Senador Izalci.