A novidade ficou por conta da nomeação de novo diretor Técnico
Em reunião virtual realizada nesta quarta-feira (9), o novo Conselho Diretor da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) definiu os novos rumos diretivos da entidade. Na ocasião, foi confirmada a recondução da diretoria executiva para o biênio 2025/2027, com Francisco Christovam e Marcos Bicalho sendo confirmados nas cadeiras de diretor Executivo (CEO) e diretor de Gestão, respectivamente.
A novidade foi a indicação de Matteus Freitas para o cargo de diretor Técnico da NTU. Matteus já ocupava o cargo de coordenador do Núcleo de Transporte da NTU e, a partir de agora, assume a nova função. Os demais cargos da entidade não tiveram alteração.
As mudanças fazem parte das definições do novo Conselho Diretor, que tomou posse no dia 2 de abril e elegeu Edmundo Pinheiro como novo presidente e Mauro Herszkowicz como vice.
Por ocasião da posse, Edmundo Pinheiro afirmou que o grande desafio que o setor tem hoje é retomar a relevância do transporte público coletivo dentro da mobilidade urbana das cidades, que vem decaindo nos últimos anos, com redução da participação dos modos coletivos frente aos individuais. Por isso, o presidente afirmou que “é preciso recuperar a capacidade de investimento para melhoria e ampliação do serviço”. Além disso, Pinheiro reafirmou seu compromisso de atuar pelo aprimoramento do transporte urbano, contribuindo para soluções mais eficientes e sustentáveis na mobilidade urbana do país.
Novo diretor Técnico da NTU, Matteus Freitas é geógrafo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestre em Geografia pelo Instituto de Geografia da UFU. Possui especialização latu sensu em “Mobilidade Urbana: trânsito e transporte” (Faculdade Católica de Uberlândia).