Durante muitos anos o DFtrans fez e aconteceu no Distrito Federal. No governo de Arruda, entretanto, a situação ficou ainda ‘melhor’ para o grupo que ‘pilotava’ o órgão fiscalizador do transporte público brasiliense.
No DFtrans, seus ex-gestores desrespeitaram o usuário, as cooperativas e empresas que ganharam licitação (com a redução do preço das passagens – contrariando o edital – ) além de contratos irregulares e pagamentos suspeitos, sem falar na farra da tal ‘Ordem de Serviço’, em que modificavam linhas ao bel prazer (ou seria interesse?) prejudicando licitados e colaborando diretamente com os donos de empresas não licitadas.
À pedido da atual gestão da secretaria de Transportes do GDF, a Comissão Permanente de TCE e Sindicância do DFtrans enviou relação dos processos que foram encaminhados ao Ministério Público do Distrito Federal para análise. O blog teve acesso ao documento. Confira alguns pontos:
Processo 098-000629/2008 – VIP SERVIÇOS CONSERVAÇÃO E LIMPEZA Assunto: pagamento de fatura
Processo 098-006963/2008 – DAF Assunto: contratação de serviço
Processo 098-008120-2008 – VIP SERVIÇOS Assunto: pagamento de fatura
Processo 098-00450/2009 – VIP SERVIÇOS Assunto: pagamento de salário
Processo 098-001577/2010 – AUTO ASSISTÊNCIA ARAÚJO E SILVA Assunto: sindicância referente contratação de guincho
Processo 098-001180/2010 DFTRANS Assunto: Sindicância para apurar irregularidades no recebimento de equipamento de
informática e câmeras de segurança
Processo 098-001741/2010 – DFTRANS Assunto: Sindicância para apurar aquisição de móveis.
E outros mais. E ainda tem aquele relatório que acabou causando transtornos e a demissão de quem mandou apurar e encontrou mais de 100 pontos de irregularidades no DFtrans.