MAIS
    HomeUtilidade PúblicaDEPUTADOS REFORÇAM NECESSIDADE DE LICITAÇÃO DE ÔNIBUS

    DEPUTADOS REFORÇAM NECESSIDADE DE LICITAÇÃO DE ÔNIBUS

    Em comissão geral na tarde de ontem (31), os deputados distritais debateram o Plano Diretor de Transportes Urbanos e Mobilidade do DF e Entorno (PDTU) e apresentaram questionamentos ao secretário de Transportes, José Walter Vasquez. Entre os assuntos abordados estiveram: ciclovias, cooperativas e operadoras de transporte, integração do sistema e fiscalização. Os distritais pediram ao representante do Executivo atenção para a necessidade de realizar licitação para os permissionários.

    “O caos já está estabelecido nas vias de circulação do DF, resolver a questão da mobilidade é um desafio gigantesco, mas podemos começar com a licitação de todas as linhas de transporte”, defendeu o líder do Bloco PT/PRB, deputado Chico Vigilante (PT). Para ele, a população está refém do sistema.

    O deputado Agaciel Maia (PTC) também criticou o sistema atual: “Para irem ao trabalho e voltarem para casa, muitos levam entre 3h e 4h, o que é absurdo”. Ele lembrou que as vans tiveram circulação proibida e isso, ao invés de melhorar, piorou a situação.

    A necessidade de fiscalização do sistema foi outra questão apresentada. O deputado Wasny de Roure (PT), líder do governo na Casa, classificou a atividade como essencial e sugeriu que a mesma poderia ser feita pela própria Agefis.

    Ciclovias

    Questionado por distritais sobre a implantação das ciclovias, o secretário de Transportes, José Walter Vasquez, disse que algumas licitações foram canceladas em decorrência dos valores. “Seria antieconômico”, respondeu.

    Ao destacar que o PDTU deve contemplar aspectos como a sustentabilidade ambiental e a acessibilidade, o deputado Cláudio Abrantes (PPS) pediu a integração das ciclovias. “Muitos projetos são estanques, por cidade”, criticou.

    DFTrans

    O deputado Olair Franscisco (PTdoB) voltou a tratar da instalação de comissões parlamentares de inquérito (CPIs) na Casa. Desta vez, falou da CPI do DFTrans, chamada por ele de “caixa de surpresas”.

    Ainda durante a comissão geral desta tarde, um grupo de representantes dos aprovados no concurso público do órgão aproveitou a discussão para pedir a nomeação de nomes do cadastro reserva. Eles argumentam que isso ajudaria a moralizar o DFTrans e a resolver alguns problemas no transporte do DF.

    PDTU

    Segundo Vasquez, o plano deve estar implantado até o final de 2012. “Ainda não será o sistema ideal, mas teremos transporte público com pontualidade, informações ao usuário e boa parte da frota renovada”, disse.

    4 COMMENTS

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img