Washington Mesquita foi eleito deputado distrital na última eleição pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com 21.111 votos, sendo o sexto deputado mais votado no pleito deste ano, o mais votado do PSDB.
Durante oito anos foi comerciante no Recanto das Emas e hoje, aos 45 anos, reside em Taguatinga, há 23 anos. De maio de 2007 a dezembro de 2009 exercia o cargo de Assessor Católico do governo do Distrito Federal, desligou-se espontaneamente para se dedicar a sua candidatura. Filho de pais nordestinos, casado e pai de dois filhos, Washington nasceu no Núcleo Bandeirante, onde permaneceu por vários anos e completou seus estudos em Sobradinho.
Cristão na Câmara Legislativa
Há onze anos é responsável pela coordenação geral da Semana de Pentecostes, evento da Paróquia São Pedro, em Taguatinga Sul – considerado o maior evento paroquial do mundo.
Washington Mesquita não esconde de ninguém a satisfação de ser um dos colaboradores de Pentecostes e, juntamente com o seu diretor espiritual, Pe. Moacir Anastácio, levou nos últimos anos, multidões ao Parque Leão.
Há mais de cinco anos Washington contribui com várias famílias carentes e instituições de caridade, como o Instituto Dom Orione. É benfeitor do Mosteiro Santa Clara e da Comunidade Luz Divina, além de ser divulgador e arrecadador da Canção Nova em Brasília.
Washington tem projetos para todo o Distrito Federal (DF) e não quer ser rotulado como o representante de apenas uma cidade, mas de todo o DF.
Com ética e responsabilidade irá trabalhar para recuperar a credibilidade na política brasiliense, priorizando a área social e os mais necessitados de todo DF.
Com excelentes propostas em todas as áreas, com especial atenção na saúde, Washington Mesquita vai ingressar na vida pública e retribuir com muito trabalho e honestidade a confiança que os eleitores depositaram em sua candidatura.
Qual foi a sua reação ao saber da vitória?
Tive muita alegria, emoção e expectativa. Agradeço a Deus e aos 21.111 eleitores que me confiaram essa missão e responsabilidade. A vitória é nossa!
Qual foi o maior desafio durante a campanha?
Um grande desafio foi realizar 2.750 reuniões em um curto período de tempo. Fazer campanha logo após uma grave crise que assolou o cenário político do DF foi outra grande provação.
O que motivou entrar na vida pública?
Foi um chamado para uma missão. A sociedade brasiliense, as famílias humildes, sem esperança e desiludidas com a política esperam agora, ações concretas de um cristão que durante onze anos assumiu a responsabilidade de estar a frente de uma grande missão evangelizadora – Semana de Pentecostes. A missão agora é outra e vou executar com muito trabalho e honestidade com a ajuda da comunidade.
Na primeira candidatura (2006), com a derrota, sentiu vontade de desistir?
Não. Houve uma frustração, mas compreendi que Deus estabelece tempo para todas as coisas. Após a eleição de 2006 até os dias de hoje, adquiri muita maturidade e experiência. Pude me aproximar de muitas pessoas de vários locais no DF e conheci as maiores necessidades e as áreas mais debilitadas. Hoje estou verdadeiramente preparado para exercer o cargo de deputado distrital.
O que será prioridade no seu mandato?
Vou atuar fortemente na saúde, educação, transporte e geração de empregos, qualificando e profissionalizando os jovens.
Qual será sua primeira ação, após assumir o cargo?
Irei inicialmente tomar conhecimento de como será investido os R$25 bilhões que serão destinados para o orçamento anual para o primeiro ano de governo. Vou fiscalizar os investimentos que serão feitos, cobrando do executivo um percentual para a área de saúde, entre outras áreas.
Por ser oposição, acredita que terá dificuldade para exercer seus projetos apresentados na campanha?
Não. A Câmara é formada por dezessete partidos e o diálogo deve imperar, para o desenvolvimento do trabalho de cada um, o que está em jogo é a qualidade de vida de todos os moradores do DF. Pretendo articular com os outros parlamentares e estabelecer boa relação, para o bem comum.