O deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT) ocupou a tribuna na sessão ordinária da Câmara Legislativa, na tarde desta terça-feira (19), e fez uma alerta para o risco de acontecer uma “grande tragédia” nas escolas públicas do Distrito Federal por causa da precariedade em que se encontram. O distrital, que é presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura, informou ter visitado 90 escolas e constatado graves problemas. O relatório das visitas foi entregue ao Tribunal de Contas, que também está percorrendo as escolas para verificar a situação.
O deputado disse que ontem o teto de uma das escolas visitadas em Samambaia desabou e feriu uma estudante. Segundo ele, é grande o risco de acontecer uma tragédia ainda maior. Para ele, algumas escolas têm que ser demolidas por causa de suas péssimas condições. “Nossa função é fiscalizar. Não temos a caneta para fazer as reformas necessárias”, apontou o distrital, que cobrou a implantação de um plano de reconstrução das escolas com urgência.
O deputado Wasny de Roure (PT) relatou também ter visto situações extremamente graves em vários pontos do DF. Já a deputada Luzia de Paula (PSB) reclamou da infestação de cupins, ratos e formigas nas escolas e cobrou do governo uma ação rápida para resolver o problema. E o deputado Chico Leite (Rede) informou que recebeu denúncias de casos de leptospirose contraídos em escolas públicas.
Profissionalizantes – O deputado Wasny de Roure também se manifestou sobre a construção de quatro escolas profissionalizantes no DF com recursos do governo federal. Segundo ele, as unidades devem ser construídas no Guará, Santa Maria, Paranoá e Brazlândia, mas somente a primeira está em fase adiantada de construção.
O distrital chamou a atenção para o fato de o GDF ter que devolver os recursos à União, caso não execute as obras até o final do ano. De acordo com o parlamentar, o GDF já recebeu R$ 15 milhões, e cada unidade custa em média R$ 7,5 milhões.
Fonte: CLDF