A deputada distrital Celina Leão (PMN) foi eleita ontem a presidente da Comissão de Defesa Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar. A comissão permanente, que atua perante entidades sociais e órgãos públicos para investigar denúncias de violação aos direitos humanos e combater as causas de violência terá como vice-presidente o deputada distrital Cristiano Araújo (PTB).
Celina fez questão de ressaltar que há muito a ser feito. “O trabalho será realizado com muita transparência, que é o que a sociedade espera de um deputado. Não me furtarei de nenhuma tarefa como presidente desta comissão”, enfatizou. A comissão também é a responsável por relatório indicando ou não a quebra de decoro parlamentar no Legislativo, ou seja, para qualquer processo que envolva os deputados distritais, cabe à Comissão de Ética o parecer para investigação e instauração de processo, ou não.
“Mas este não é o papel principal da comissão. Não podemos começar uma legislatura achando que vamos ter uma avalanche de processos por quebra de decoro. O foco neste momento é a garantia dos direitos humanos”, ressaltou Celina.
Fazem parte ainda da comissão os deputados Professor Israel Batista (PDT), Wellington Luís (PSC) e Chico Vigilante (PT).