MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeDistrito FederalCrianças vão vivenciar profissão de gari na Cidade dos Sonhos, na Ceilândia

    Crianças vão vivenciar profissão de gari na Cidade dos Sonhos, na Ceilândia

     

    Além de fornecer uniformes infantis, a Sustentare Saneamento desenvolveu minicaminhões compactadores elétricos para crianças simularem a profissão de coletor e motorista

    A maioria das crianças fica encantada ao ver o caminhão de lixo passar. Muitas aguardam os coletores na porta de casa, acenam e até tentam ajudar. Para que os pequenos possam vivenciar a profissão de gari, a Sustentare Saneamento vai participar da Cidade dos Sonhos, uma cidade real criada pelo Centro Comunitário da Criança (CCC), onde vai disponibilizar dois minicaminhões compactadores elétricos e uniformes de coletores infantis. As crianças poderão subir nos veículos e percorrer a Cidade dos Sonhos ‘trabalhando’ no recolhimento de resíduos. O evento ocorrerá neste sábado (14), entre 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h, na Ceilândia Sul.

     

    “Participamos desta ação ano passado e foi um sucesso. Agora vamos levar dois minicaminhões compactadores elétricos. Depois de ‘trabalharem’ como garis, as crianças ainda vão aprender a separar o lixo orgânico do seco nas esteiras que montamos no local, além de receberem orientações sobre educação ambiental”, esclarece Rejane Costa, superintendente regional da Sustentare Saneamento.

     

    Desde 2017, a Cidade dos Sonhos vem encantando e transformando a vida de crianças e adultos. Por ano, mais de duas mil pessoas participam da cidade em miniatura construída a partir de materiais recicláveis e reutilizáveis. No local, é possível vivenciar diversos serviços e profissões, compreendendo o funcionamento e importância de cada uma.

     

    “A Sustentare realiza um trabalho belíssimo, pois traz uma ampla visão de sustentabilidade e também de muito respeito e valorização dos profissionais da limpeza pública. Esta experiência real que a empresa proporciona às crianças agrega muito valor ao evento”, assegura Rita Ramos, diretora do Centro Comunitário da Criança.

     

    Além de gari, as crianças terão a oportunidade de vivenciar profissões como professor, médico, bombeiro, policial, socorrista da Samu, manicure em salão de beleza, atendente dos Correios e mercado, garçom, bancário, entre outras. O evento também terá cobertura de rádio e televisão realizada pelas crianças da escola.

     

    Moeda própria

     

    Por meio do ‘trabalho’ exercido durante o evento, as crianças serão remuneradas com uma moeda denominada Ideal (I$). O saldo estará disponível num cartão de crédito que poderá ser sacado no banco e, assim, movimentar a economia da cidade no dia do evento. Entre as opções de mercadoria disponíveis estarão brinquedos feitos com material reciclável pelas próprias crianças, expostos nas prateleiras do mercado.

     

    Serão explicados os pré-requisitos para o ingresso em cada profissão. A medida em que as crianças cursarem faculdade para as profissões que exigem nível superior, assim como pós-graduação, mestrado e doutorado, receberão mais por isso.

     

    O Centro Comunitário da Criança é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atualmente atende 949 crianças na faixa etária de quatro meses a três anos de idade, em período integral e em cinco unidades distintas, ofertando gratuitamente Educação Infantil, em parceria com a Secretaria de Educação do DF, além de projetos socioassistenciais para suas famílias e a comunidade.

     

    SERVIÇO

    O QUE: crianças do DF vão vivenciar profissão de gari em minicaminhões compactadores desenvolvidos pela Sustentare Saneamento durante o evento Cidade dos Sonhos, realizado pelo Centro Comunitário da Criança

    ONDE: Centro Comunitário da Criança Célula II, na QNN 16 Lote A Guariroba – Ceilândia Sul.

    QUANDO: sábado (14 de setembro), de 8h30 às11h30 e 13h30 às 17h

    PORQUE: o objetivo do evento é proporcionar que os alunos do CCC e seus familiares  vivenciem toda a dinâmica de uma cidade real, participando das profissões que julgarem interessantes.

    Alunos do CCC aprendem a fazer a sepração do lixo seco do orgânico na esteira.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img