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    HomeBrasilCinco passos para atingir a Governança Clínica com excelência

    Cinco passos para atingir a Governança Clínica com excelência

     

    O nível de qualidade no campo médico sempre foi alto e está em constante ascensão. Dr. Rubens Covello explica a ”nova” estratégia para isso.

    Clinical Governance foi um termo que surgiu em 1997 no livro The New NHS Modern, Dependable, publicado pela National Health Services (NHS), sendo declarado como uma nova estratégia para modernização do sistema de saúde.

    O modelo deve ser descrito de modo que as organizações de saúde sejam guiadas pela melhoria contínua da qualidade de seus serviços assistenciais e altos padrões de segurança na assistência. Segundo Dr. Rubens Covello, sócio-fundador e CEO da Quality Global Alliance (QGA), maior acreditadora da América Latina, o modelo de governança clínica veio para definir um novo desenho de profissionalismo da saúde para o futuro.

    Para Covello, serviços de saúde são percebidos pela governança clínica como organizações complexas, sujeitas à alta oscilação e uma sistematização em massa que atrapalha o andamento das tomadas de decisões em vez de torná-lo administrável. ‘’A grande contribuição da Governança Clínica é trazer a decisão clínica para junto ao contexto gerencial e organizacional, priorizando gestão, qualidade e segurança.’’

    Dessa forma, o modelo é definido a partir de cinco bases:

    Inclusão: certificar-se de que os grupos pertinentes estejam envolvidos e inteirados com os objetivos e progressos da governança clínica.

    Compromisso da alta administração: ter acesso facilitado à alta administração, principalmente em situações de problema ou contratempos no caminho.

    Boas relações externas: construir e desenvolver de forma aberta relações do cuidado e negócio com as demais instituições.

    Monitoramento do progresso: assegurar que todos os interessados estejam inteirados nos avanços e frutos do método.

    Comunicação: sustentar o envolvimento de resultados com parceiros, colaboradores e compradores.

    ‘’Vale ressaltar que não pode ser deixado de lado o envolvimento dos pacientes no cuidado, colocando-os no centro da assistência e das decisões, demonstrando accountability com a organização, parceiro e sociedade’’, acrescenta Covello. Complementa, expondo que “a governança clínica precisa de um ambiente onde a excelência floresça e prospere. Para isso, é preciso estipular uma cultura de aprendizado organizacional, prezando pela educação e pesquisas, incentivando a tomada de decisões baseadas em provas.”

     

    Sobre a QGA

    A Quality Global Alliance (QGA) é cocriadora da única e mais inovadora Aliança Global para o desenvolvimento e a implementação de padrões mundiais de excelência em saúde com foco no paciente, a Health Standards Organization (HSO), que acumula mais de 20 mil serviços acreditados no mundo, distribuídos em 40 países. Esta aliança está estruturada para trazer ainda mais valor para as organizações de saúde, sistemas de saúde e pacientes. Ela é composta pelas organizações Accreditation Canada, Institute for Quality Management in Healthcare, Health Assessment Europe, Qualicor Europe/Holanda e QGA. A QGA é acreditada internacionalmente pela ISQua – International Society for Quality in Healthcare.
    Site: https://qga.global/
    Linkedin: https://www.linkedin.com/company/qgaglobal/
    Instagram: https://www.linkedin.com/company/qgaglobal/

     

    Sobre Dr. Rubens Covello

    Há mais de 25 anos,  trabalha pela evolução dos serviços da Saúde no Brasil,  a partir da construção de uma mentalidade com base na qualidade da assistência e na segurança do paciente. Com esse propósito, ajudou a desenvolver o conceito da Acreditação no país, posicionando o IQG como o primeiro membro brasileiro certificado pela International Society of Quality in Health Care (ISQua). Atualmente é fundador, sócio e CEO na QGA  e cofundador da HSO.

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