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    Ciclos de aprendizagem: um desafio a ser discutido

    No primeiro dia letivo do ano, nessa quinta-feira (14), estudantes da rede pública de ensino do DF foram recepcionados com uma novidade: a implantação dos ciclos de aprendizagem para o nível fundamental e a semestralidade para o nível médio. A medida gerou muita polêmica e o deputado Professor Israel entrou na discussão. Para ele, o novo sistema é um erro. “É preciso discutir bem esse novo modelo, caso contrário, apenas permitirão que semianalfabetos cheguem ao ensino médio”, considerou.

     

    Os ciclos de aprendizagem vão permitir que os estudantes sejam avaliados somente ao final do 3º e do 5º anos, sendo passíveis de reprovação apenas nestes dois períodos. “O fim da avaliação anual não pode ser usado para disfarçar o número de reprovações”, alertou o parlamentar. Já para a semestralidade, a mudança está na divisão das disciplinas por áreas de conhecimento, sendo lecionadas por semestre. Pelo menos cinco regionais aplicarão as mudanças – Guará, Santa Maria, São Sebastião, Recanto das Emas e Núcleo Bandeirante.

    Israel acredita que, um caminho possível, antes de adotar os ciclos em definitivo, seria implantá-los em um grupo ou escolas previamente selecionadas e avaliar os resultados. E, para debater amplamente a questão, o parlamentar convoca a sociedade, educadores e especialistas a participarem de audiência pública a ser realizada no dia 26 de fevereiro, às 19h, na Câmara Legislativa.

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