MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeBrasilCaiado apresenta avanços de Goiás durante Congresso Ambiental em São Paulo

    Caiado apresenta avanços de Goiás durante Congresso Ambiental em São Paulo

    Governador defende que debate ambiental considere também os aspectos econômicos e sociais: “Não dá para fatiar”

    Governador Ronaldo Caiado durante a abertura da 8ª edição do Congresso Ambiental (Cambi), em São Paulo – Fotos: Junior Guimarães

     

    O governador Ronaldo Caiado defendeu, nesta quinta-feira (29/5), que as questões ambientais sejam tratadas de forma integrada, considerando também os aspectos econômico e social. “Não dá para fatiar. É um tema que precisa ser discutido na totalidade de uma estrutura, considerando as visões ambiental, econômica e social. Não tem como engessar”, afirmou, durante a abertura da 8ª edição do Congresso Ambiental (Cambi), no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

    Caiado apresentou os principais avanços de Goiás na área ambiental, com destaque para a liderança nacional na redução do desmatamento em 2024. Segundo dados da rede MapBiomas, houve queda de 71,9% na supressão de vegetação nativa no estado em relação ao ano anterior. “Temos trabalhado em parceria com entidades”, afirmou o governador, ao mencionar o pacto pelo desmatamento ilegal zero até o fim da década, firmado com o setor produtivo. Lançada em setembro de 2023, a iniciativa une ações de conscientização, fiscalização e investimento em tecnologia.

    Outro destaque foi o Sistema Ipê de Licenciamento Ambiental, lançado em 2020, que reduziu o tempo médio de análise de processos de três anos para 45 dias, tornando Goiás referência nacional na área. “É possível conviver com o meio ambiente [promovendo o crescimento]. Como o empresário vai investir em Goiás se uma licença demora anos?”, questionou Caiado. “Por isso implantamos o Sistema Ipê, que digitalizou e simplificou todo o processo”, completou.

    Reconhecimento
    Na abertura do evento, a presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Mauren Lazzaretti, afirmou que o meio ambiente não é obstáculo ao desenvolvimento, mas sim sua base. “O futuro econômico do Brasil está diretamente ligado à gestão responsável dos nossos recursos naturais: energia limpa, uso racional da água, economia de baixo carbono. Tudo isso compõe uma nova lógica que gera emprego, inovação e justiça social”, destacou.

    Ela também ressaltou a importância ambiental e produtiva de estados como Goiás e Mato Grosso. “Governadores Ronaldo Caiado e Mauro Mendes, vocês representam estados que colocam a pauta ambiental como estratégica para garantir o desenvolvimento econômico, social e sustentável”, afirmou.

    Já o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, defendeu o papel do Brasil na preservação de seus recursos naturais e na contribuição para a segurança alimentar mundial, por meio do agronegócio. “Precisamos preservar, sim, mas também utilizar, com inteligência e responsabilidade, nossos recursos naturais para produzir de forma sustentável”, pontuou.

    Com programação que inclui painéis temáticos, debates, palestras e apresentação de cases de sucesso, o 8º Cambi segue até sexta-feira (30/5), reunindo cerca de 3 mil participantes de todo o país, entre governadores, secretários, especialistas, representantes de empresas e lideranças ambientais. O tema central desta edição é “O papel do setor público”, com foco nas transformações trazidas por legislações como a nova Lei do Mercado de Carbono, a reformulação do setor elétrico e a Lei Geral do Licenciamento Ambiental (PL 2.159/2021).
    Vídeo: Caiado cita os avanços de Goiás na área ambiental, entre eles a liderança nacional na redução de desmatamento em 2024

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler