A capital do país sediará a quebra do recorde do maior churrasco do mundo. Atualmente o título é do Paraguai. O País vizinho garantiu um lugar no Guinness, em 2008, com o maior consumo de churrasco ao ar livre no mundo. Foram 26.715 quilos de carne e mais de 40 mil participantes.
O desafio de assar o maior churrasco do mundo será lançado neste domingo (07.11.10) com uma extensa cavalgada. Cerca de 200 cavaleiros se concentrarão no gramado em frente à Rodoviária do Plano Piloto, a partir das 08h30 da manhã e às 10h seguirão para a Estância Gaúcha do Planalto, localizada ao lado da churrascaria Potência do Sul, em frente ao Park Shopping.
A cavalgada também reunirá uma mula com a capela e a imagem da Nossa Senhora Aparecida, um carro de boi, onde será assado um churrasco, charretes e bois conduzindo as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal. Na chegada, será servido um almoço para todos os participantes com shows de música sertaneja e gaúchas.
O recorde do churrasco será quebrado durante a realização da Fenatchê, que acontece em dezembro, no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade. Segundo o presidente da Fenatchê, Raul Canal, 420 metros lineares de vala serão abertos na área do Pavilhão ExpoBrasília, onde vão ser perfilados 5,8 mil espetos de taquara com 5 quilos de carne cada. “Vamos passar das 28 toneladas de carne para entrar no livro dos recordes”, informa Canal.
Ainda durante a Fenatchê, os organizadores apresentarão uma cuia de chimarrão com 5 metros de altura, que comportará 500 litros de água e uma tonelada de erva mate. A cuia também entrará para o livro dos recordes. Todos os visitantes da Fenatchê poderão provar o mate da cuia, que será aquecido por um termostato, e a bomba da cuia será adaptada e higienizada após cada uso.
Para garantir a entrada das façanhas no Guinness, auditores da marca estarão no evento para atestar sua veracidade. Os feitos poderão integrar a edição do livro já em 2011.
A Fenatchê é uma realização da Canal Produções e Eventos, em parceria com a Escola Nacional da Carne e do Churrasco (ENACC), e tem como objetivo trazer para Brasília a real dimensão econômica e social do Rio Grande do Sul. Os espaços serão devidamente ambientados com a temática gaúcha e os visitantes poderão experimentar o legítimo churrasco gaúcho. Serão destinadas áreas para assar costelões, boi no rolete, carneiros inteiros a moda campeira e muitas outras atrações gastronômicas. “Durante o evento serão promovidas diversas oficinas, que ensinarão os visitantes a prepararem assados típicos do Rio Grande do Sul”, acrescenta Canal. O evento reunirá mais de 500 expositores e tem a expectativa de 300 mil visitantes.
Além do Grupo Record RS, também apoiam o evento os governos do RS e do Distrito Federal e diversas entidades, como a Federação de Associações dos Municípios do RS, a Federação das Indústrias do RS, a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e o Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Mais informações:
Assessoria de imprensa – Alessandra Rossato (61) 8123-4464