O Bloco Baratinha que vem animando as crianças de Brasília por mais de 34 anos ininterruptos juntamente com seus pais e responsáveis não foi contemplado pela Secretaria de Cultura para fazer o desfile para toda criançada da nossa capital e e entorno.
A direção do bloco foi surpreendida na data do dia 11/01/2024 com o anúncio de sua não aprovação para o carnaval de 2024.
Ora, o Bloco Baratinha comprovou com seu histórico todos os requisitos exigidos no edital para ser um dos blocos escolhidos, como de praxe durante anos anteriores sem ter nunca ficado de fora do carnaval da cidade, parece até que existe indícios de perseguição contra um Bloco notoriamente tradicional e infantil que só traz alegria anualmente para mais de 85 (oitenta e cinco) mil foliões mirins por dia.
O Critério de seleção adotado pela secretaria de cultura desrespeita a legislação no qual são previstas na Lei 4.738 de 29/12/2011 no artigo 3º, ou seja, blocos só podem ser fomentados se foram notoriamente tradicionais e já terem desfilado concedendo contrapartida gratuita para a população em no mínimo 02 anos consecutivos. Dentre os contemplados vários blocos não preenchem esse requisito da lei.
O diretor presidente do Bloco Baratinha, Luiz Lima, se indigna com a decisão da secretaria de cultura e promete fazer tudo que for possível para reverter a decisão da sua não contemplação.
Quem decide com respeito desse tipo de critério com certeza não sabe ou não conhece o carnaval de rua de Brasília e do Brasil.
O Bloco Baratinha que está programado para desfilar nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2024 das 13h30 as 20h30 mantém a sua programação e aguardamos a revisão urgentemente da secretaria.
A Associação Bloco Baratinha é filiada e fundadora da Liga dos Blocos Tradicionais e sempre garantiu o carnaval de Brasília-DF.