(Brasília-DF, 12/01/2024) – O presidente da Companhia do Metroviário do Distrito Federal (Metrô-DF), Handerson Cabral, concedeu entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (12) para esclarecer as circunstâncias de um incêndio que atingiu o segundo carro de um dos trens do Metrô por volta das 12h. No momento do incêndio, não havia passageiros no trem, que estava sendo recolhido ao pátio de manutenção de Águas Claras. O fogo foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros e não houve feridos. “A atuação da equipe técnica do Metrô-DF cumpriu exatamente o que manda a norma, o protocolo e as regras de segurança. Tudo funcionou como previsto em treinamento e só houve perda material, informa.
A circulação de trens foi interrompida por cerca de 30 minutos. Às 12h39, os trens voltaram a circular em toda a extensão da linha, apenas com a necessidade de transbordo (troca de trens) em Águas Claras para usuários que seguiam para a Samambaia. Às 14h46, o trem já havia sido recolhido e a linha liberada, não havendo mais a necessidade de transbordo.
As causas do incidente serão investigadas por perícia do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e por uma comissão técnica do Metrô-DF. “A atuação da equipe técnica do Metrô-DF cumpriu exatamente o que manda a norma, o protocolo e as regras de segurança. Tudo funcionou como previsto em treinamento e só houve perda material”, explica.
Não será reduzido o número de trens em circulação em virtude do incidente. O presidente informou ainda, durante a coletiva, que a Companhia está em negociação com o governo federal para conseguir recursos para a compra de 15 novos trens.
Principais trechos da entrevista
A dinâmica do incidente
O trem com destino a Samambaia apresentou sinais de fumaça entre a Estação Guará e Arniqueiras. Por volta de 11h45, um usuário acionou o botão-soco do carro 2, que é um equipamento de segurança que informa ao piloto que algo não está normal. Sempre que esse equipamento é acionado, o trem obrigatoriamente para na estação mais próxima para averiguação.
O trem parou em Arniqueiras. Foi constatado que havia vestígios de fumaça no interior do carro 2. Conforme manda o protocolo, a equipe da estação, em conjunto com o Centro de Controle Operacional (CCO), determinaram a evacuação de todos os carros do trem.
Foi feita uma inspeção pela equipe de segurança e não foi constatada a presença de foco de incêndio naquele momento.
O trem partiu para o pátio de manutenção, passou pela estação Águas Claras e, no trajeto para acessar o pátio, foi verificada a presença de fogo. O CCO foi avisado e atuou em algumas frentes de acordo com o procedimento padrão: desligou o sistema de energia, paralisou a circulação, acionou o Corpo de Bombeiros, que fez o combate imediato e controlou o incêndio.
Atuação rápida para restabelecer o sistema
Com o desligamento do sistema de energia, os trens em circulação foram levados às plataformas; os usuários foram informados que a circulação estava interrompida. Passageiros têm direito à devolução do valor da tarifa nesses casos, e assim foi feito aos que pediram.
Tão logo o CCO foi avisado que o Corpo de Bombeiros liberou o trem, o Conselho de Prevenção de Acidentes do Metrô foi acionado para tomar todas as providências no sentido de liberar a via o mais rápido possível para restabelecer o sistema em sua normalidade.
O piloto agiu conforme o protocolo e também não se feriu.
A circulação de trens foi interrompida por cerca de 30 minutos. Às 12h39, os trens voltaram a circular em toda a extensão da linha, apenas com a necessidade de transbordo (troca de trens) em Águas Claras para usuários que seguiam para a Samambaia. Às 14h46, o trem já havia sido recolhido e a linha liberada, não havendo mais a necessidade de transbordo.
Perícia
O trem está no pátio de manutenção para a perícia, que vai identificar quais foram as causas. Foi feito o registro da ocorrência na Polícia Civil, que também deve fazer perícia.
Conforme estabelece o regimento do Metrô-DF, o Conselho de Prevenção de Acidentes também fará uma perícia técnica interna.
Manutenção
O trem passou por todas as manutenções previstas no cronograma. Existem vários tipos de manutenção: uma mais completa, em que o trem é quase desmontado, a cada três anos de circulação; outra manutenção a cada dois anos, além de outras mais frequentes.
A manutenção mais recente neste trem foi no último dia 10, quando foi feita manutenção no sistema de engate. Também passou pela manutenção em 27 de novembro de 2023 (essa foi a de dois anos) e em 31 de janeiro de 2022 (a manutenção de três anos, que é a mais completa de todas). A cada 45 dias, cada trem do Metrô-DF passa por algum tipo de manutenção.
Todos os contratos com as empresas de manutenção (sete no total) estão ativos e regulares. Cada trem tem 10 extintores.
Os trens têm uma vida útil de até 45 anos. Os mais antigos do Metrô-DF têm cerca de 30 anos. “Exatamente por terem todas as manutenções em dia é que até hoje eles estão em disponibilidade e sendo usados”, explicou Handerson Cabral.
Disse ainda que a Companhia está trabalhando para a renovação de parte da frota. Há um planejamento para a compra de 15 novos trens. O pedido foi feito ao governo federal, que abriu possibilidade para os pleitos dos estados e do DF, dentro das obras do PAC, e está em análise pelo Ministério das Cidades.