PT e PMDB fazem de conta que são bons amigos
Foto: / André Coelho
Monica Tavares, O Globo
Depois de um jantar na noite de terça-feira, que teve como finalidade evitar que o ciúme domine a relação entre os dois partidos, os presidentes do PT, José Eduardo Dutra, e do PMDB, vice-presidente eleito Michel Temer, saíram dizendo que não há rusgas entre eles.
Os dois presidentes fizeram um acordo de adotar um rodízio na presidência da Câmara. Seria escolhido o sistema de biênio, em que o PT ficaria dois anos na presidência da Câmara, e o PMDB, outros dois. Mas Dutra e Temer não decidiram que partido começaria no comando da Casa.
– A ideia é que eu e o presidente Dutra possamos firmar um protocolo pelo qual se estabelece este rodízio. Agora, quem ocupará o primeiro biênio? Quem ocupará o segundo? É para um segundo momento. A ideia é fechar esse acordo para que nós possamos ter um governo tranquilo. Ninguém vai criar dificuldades e nenhuma intriga será feita entre PT e PMDB – afirmou Temer.
Leia mais em Presidência da Câmara pode ter rodízio
_ _ _ _ _ _ _ _
O grupo de elite da presidente eleita Dilma Rousseff tirou o dia de ontem para conter insatisfações pelo fato de a primeira reunião de trabalho após a vitória nas urnas ter sido realizada só com petistas, sem a presença dos partidos aliados.
O vice-presidente eleito Michel Temer foi formalmente designado como coordenador político dos trabalhos de transição entre as equipes do atual e do futuro governo, que começam na segunda-feira.
A tarefa de cuidar da transição, porém, será compartilhada com mais três petistas. O presidente do PT, José Eduardo Dutra, e os deputados Antonio Palocci (SP) e José Eduardo Martins Cardoso (SP).
“Já estou designado pela presidente para conversar com os diversos partidos. O Palocci vai trabalhar a questão mais técnica. E o Michel Temer, nós vamos conversar com ele”, disse o presidente do PT.
Questionado com insistência sobre qual exatamente seria a função do vice, ele explicou: “Como ele é vice-presidente, vai na prática coordenar esse processo.”
Leia mais em Dilma age para acalmar PMDB e Temer vira coordenador político da transição