
O deputado federal Roberto Policarpo – atual presidente do PT-DF – é aliado de primeira hora do governador Agnelo Queiroz. Já Érika Kokay, também deputada federal eleita pela base petista em 2010, é considerada por boa parte do GDF como uma incógnita: raramente defende o governo e costuma atacar alguns setores do GDF, como por exemplo, a Saúde capitaneada pelo secretário Rafael Barbosa.

Chico Vigilante, árduo defensor do governo do Novo Caminho, decidiu apoiar a candidatura de Érika Kokay na disputa pela presidência do PT no Distrito Federal. Causou mal-estar no Palácio do Buriti, porque lá quase ninguém quer Kokay na presidência do PT-DF, já que é vista como oposição ao próprio Buriti.
Alguns distritais lembram que o então governador José Roberto salvou o mandato de Érika naquela legislatura, quando quase foi cassada por quebra de decoro parlamentar. Por este motivo, segundo parlamentar que participou daquela legislatura ouvido pelo Blog, talvez haja ainda algum tipo de ‘gratidão’ ao ex-governador.
Mas petista que é petista de verdade, briga até com o companheiro…