Jozafá Dantas é o novo presidente da Federação Brasiliense de Futebol
Ponto final para a intervenção da Federação Brasiliense de Futebol (FBF). Após muita demora, enfim, o processo eleitoral para a escolha da nova diretoria foi encerrado, nesta sexta-feira (19), com a vitória do Candidato Jozafá Dantas, da chapa Ficha Limpa, que somou 77 pontos, 05 a mais que o concorrente Eduardo Pedrosa, candidato da chapa Esperança. Na totalização, o candidato eleito teve 19 votos, contra os 18 do adversário. …
Eduardo Pedrosa, no entanto, prometeu recorrer, já que o voto do Legião foi vetado pela comissão eleitoral, que entendeu que a procuração apresentada por Emanuel Teixeira (representante do clube legionário) não lhe dava poder para votar. “Não reconheço o resultado, porque o Legião foi impedido de votar injustamente”, explicou Pedrosa.
Com muita comemoração, Jozafá Dantas aproveitou para pedir o apoio da imprensa. “Vamos trabalhar para fazer um futebol de qualidade. Peço que a imprensa nos ajude”, disse.
A conturbada eleição precisou de três datas para que se chegasse ao resultado final. Na primeira tentativa, em 25 de setembro, houve empate em 19×19 entre os candidatos Jozafá Dantas e Márcio Coutinho, que naquela ocasião encabeçava a chapa Esperança, mas acabou cedendo sua vaga a Eduardo Pedrosa.
A segunda tentativa aconteceria em 4 de outubro. No entanto, uma liminar apresentada pela chapa Esperança resultou no adiamento do pleito. No documento, o desembargador Arnoldo de Camanho determinava o cumprimento do artigo 14 do estatuto da FBF, que trata da distribuição dos votos de forma qualificada (clubes da primeira divisão votam com peso oito, da segunda com peso quatro e amadores com peso um). A Comissão Eleitoral defendia a contagem de forma igualitária, um clube, um voto.
Assim, foi agendada a terceira data para esta sexta-feira (19), quase um mês depois da marcação inicial. Apesar de tentar derrubar a liminar e manter a contagem dos votos de maneira igualitária, a Comissão resolveu acatar a decisão judicial e atendeu o texto do artigo 14 do estatuto em vigor da FBF.
Muito trabalho
A nova diretoria foi empossada logo após o fim da apuração dos votos e comanda a entidade até março de 2016. A certeza é de muito trabalho pela frente. Os primeiros passos serão no sentido de, no mínimo, recapear os estádios do DF para atender as determinações do Ministério Público, para que o próximo Campeonato Candango possa acontecer. Dez estádios foram considerados pelo MP como inadequados para receber jogos em 2013, a menos que recebam alguns ajustes.
Outro passo a ser dado com demasiada urgência diz respeito à confecção e divulgação da tabela do Candangão, previsto para iniciar no primeiro mês de 2013. O Estatuto do Torcedor exige que a primeira versão da tabela deva ser publicada no site oficial da entidade organizadora do evento, neste caso a FBF, com 60 dias de antecedência da data inicial da competição.