Campanha do Dia Mundial da Higiene das Mãos é celebrada em 5 de maio
por Bruno Laganá
fotos por Alberto Ruy/IgesDF
O 5 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Higiene das Mãos, uma campanha promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e apoiada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o objetivo de reforçar a importância de um gesto simples, mas que é capaz de salvar vidas: higienizar corretamente as mãos.
No Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), que administra o Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria, o Hospital Cidade do Sol e treze Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a data é mais uma oportunidade de conscientizar profissionais, pacientes e acompanhantes sobre essa prática essencial no combate a infecções.
Neste ano, o tema da campanha é “Luvas, às vezes. Higiene das mãos, sempre”, com foco na importância de manter a adesão à prática como prioridade dentro dos serviços de saúde. Segundo o Dr. Julival Ribeiro, infectologista e chefe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Base, “independente do uso de luvas, a higiene das mãos nos momentos corretos e da maneira certa, continua sendo uma das medidas mais importantes para proteger pacientes e profissionais de saúde”.
O IgesDF tem investido constantemente em ações de controle de infecção hospitalar. Um dos destaques recentes é o lançamento do Programa de Redução de Infecções ao Sítio Cirúrgico (Prisc), que visa diminuir significativamente a ocorrência de infecções em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos, por meio de protocolos padronizados e treinamento intensivo das equipes.
“A higienização adequada das mãos é o pilar fundamental de qualquer estratégia de prevenção de infecções. No contexto cirúrgico, ela é ainda mais crítica, pois evita complicações graves e reduz o tempo de internação dos pacientes”, destaca o Dr. Julival. “Ações como o Prisc e campanhas como essa são fundamentais para reforçar o compromisso diário de todos com a segurança do paciente”, declarou.
Ações educativas também são importantes para orientar a população sobre a importância de manter as mãos limpas. A higienização correta, feita com água e sabão ou com álcool em gel, é uma das formas mais eficazes de prevenir infecções e doenças — especialmente em ambientes de saúde. “Ao visitar um parente em um hospital ou quando for se consultar com um médico, lembre-se de higienizar as mãos ao entrar e sair, após tocar superfícies, e sempre que tiver contato com outras pessoas”, recomenda o Dr. Julival.
E o Dr. Julival reforça: “a higiene das mãos, seja com preparação alcoólica ou com sabonete líquido, é uma das ações mais eficazes que se pode executar para reduzir a propagação de patógenos e prevenir infecções. Portanto, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade podem desempenhar um papel relevante na prevenção de infecções. Lavar as mãos salva vidas!”.