No Distrito Federal, quais serão os deputados distritais que publicamente defenderão a extinção da gratuidade do Passe Livre Estudantil? Nesta segunda-feira(4), o GDF encaminhou à CLDF proposta que acaba com as gratuidades do Passe Livre Estudantil e determina que alunos “regularmente matriculados nos ensinos superior, médio e fundamental, da área urbana e rural” paguem um terço da tarifa aplicada nas linhas de ônibus e do Metrô durante o deslocamento para as instituições de ensino.
A medida vale tanto para estudantes da rede pública quanto para os de colégios particulares que possuírem renda familiar total inferior a três salários mínimos ou que forem beneficiados por bolsa de estudo. Os alunos da rede privada que não se enquadrarem nesses dois critérios deverão pagar a tarifa cheia, ou seja, sem desconto algum.
Os movimentos estudantis e a oposição prometem fazer muito barulho nos próximos dias na Câmara Legislativa do DF.
E fica a grande pergunta: De quem mesmo foi a “brilhante” ideia de acabar com a gratuidade do Passe Livre Estudantil? Afinal de contas, se trata de um direito adquirido pelos estudantes brasilienses.