Um grupo de 5582 advogados integrantes do Movimento Advogados de Direita Brasil emitiu uma carta aberta com posicionamento contrário à indicação Cristiano Zanin ao cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal – STF.
Sustentam os advogados que apesar de presentes os requisitos constitucionais para a investidura no ofício de Ministro do STF, quais sejam “notável saber jurídico e reputação ilibada”, a nomeação colide com a inelutável proximidade de Zanin com o mandatário maior do País, subtraindo a imprescindível imparcialidade ao desempenho do mister e o situa em posição de perene suspeição.
“Não se trata, pois, de uma nomeação puramente técnica. A escolha do Ministro do Supremo é também política, e como política relacionada ao judiciário, não basta ser apenas legal, tem que parecer ser Justiça. Aceitar a mera argumentação restritiva de que Zanin possui atributos que lhe conferem notável saber jurídico e reputação ilibada, ao menos para grande parte da população, é, no mínimo, uma afronta à moralidade da República.” sustentam os advogados.
Relembram que o Senado já rejeitou, no passado, indicados por ex-presidentes tais como Barata Ribeiro, Ewerton Quadros, Demóstenes Lobo, Galvão de Queiroz e até mesmo um ex-subprocurador da República Antônio Seve Navarro e por fim conclamam o povo brasileiro a se engajarem no debate acerca da escolha do novo Ministro do STF, assegurando a transparência, a lisura e a participação popular no processo, enfatizando a necessidade de modernização do sistema de eleição indireta de membros da Suprema Corte, no sentido de se criar novos critérios capazes de incluir a participação social por intermédio de todos os Poderes.