MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeBrasil5.582 ADVOGADOS ASSINAM CARTA ABERTA PELA NÃO INDICAÇÃO DE CRISTIANO ZANIN AO...

    5.582 ADVOGADOS ASSINAM CARTA ABERTA PELA NÃO INDICAÇÃO DE CRISTIANO ZANIN AO STF

    Um grupo de 5582 advogados integrantes do Movimento Advogados de Direita Brasil emitiu uma carta aberta com posicionamento contrário à indicação Cristiano Zanin ao cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal – STF.
    Sustentam os advogados que apesar de presentes os requisitos constitucionais para a investidura no ofício de Ministro do STF, quais sejam “notável saber jurídico e reputação ilibada”, a nomeação colide com a inelutável proximidade de Zanin com o mandatário maior do País, subtraindo a imprescindível imparcialidade ao desempenho do mister e o situa em posição de perene suspeição.
    “Não se trata, pois, de uma nomeação puramente técnica. A escolha do Ministro do Supremo é também política, e como política relacionada ao judiciário, não basta ser apenas legal, tem que parecer ser Justiça. Aceitar a mera argumentação restritiva de que Zanin possui atributos que lhe conferem notável saber jurídico e reputação ilibada, ao menos para grande parte da população, é, no mínimo, uma afronta à moralidade da República.” sustentam os advogados.
    Relembram que o Senado já rejeitou, no passado, indicados por ex-presidentes tais como Barata Ribeiro, Ewerton Quadros, Demóstenes Lobo, Galvão de Queiroz e até mesmo um ex-subprocurador da República Antônio Seve Navarro e por fim conclamam o povo brasileiro a se engajarem no debate acerca da escolha do novo Ministro do STF, assegurando a transparência, a lisura e a participação popular no processo, enfatizando a necessidade de modernização do sistema de eleição indireta de membros da Suprema Corte, no sentido de se criar novos critérios capazes de incluir a participação social por intermédio de todos os Poderes.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler